Pastagem (capim colonião), colza, e sorgo sacarino

O sulfato de amônio pode fornecer o enxofre necessário e aumentar o rendimento da produção de grama (erva Guiné), canola e sorgo doce sob as condições do solo brasileiro. Confira o desempenho do sulfato de amônio nessas culturas demonstrado em experimentos realizados no Brasil.

Sudeste

Capim Colonião, canola e sorgo sacarin – Brasil 1981-1984

Local da pesquisa
Título / Autoria

Efeito de fontes e doses de enxofre em culturas de interesse econômico. I.Capim Colonião.II.Colza.III
Sorgo sacarino

Autor principal: Malavolta, E.

Conclusões

Sorgo Sacarino

  • O efeito na produção de colmos ocorreu na segunda colheita.
  • O efeito na produção de grãos surgiu apenas na segunda safra do ensaio realizado em Jaboticabal, SP.
  • Em Botucatu, SP, o menor teor de S em forma de SA promoveu a produção mais elevada de colmos. Em Jaboticabal, SP, as três fontes deram o mesmo resultado.
Capim Colonião
  • A análise dos dados cumulativos demonstra que o maior aumento de produção de matéria seca ocorreu devido ao uso de sulfato de amônio (31% em Jaboticabal, 15% em São Pedro) aplicado a uma dose de 30 kg ha-1 S.
Colza
  • Na primeira safra,houve resposta à aplicação do enxofre – aumento de cerca de 20% no tratamento onde 30 kg ha-1 de S foram aplicados em forma de SA.
  • Porém, na segunda safra, todas as fontes aumentaram a produção, sendo o SA o que apresentou a maior resposta (aumento de 70%).
O sulfato de amônio, como os demais produtos fornecedores de S, provou ser uma fonte eficaz de S e aumentou a produção capim colonião, colza e sorgonas condições brasileiras.